HCTURISM

Perfil e Tendências do Capital Humano no Setor do Turismo

ABSTRACT
Este estudo incide sobre empresas nacionais cuja atividade económica pertença ao setor do turismo, seguindo a definição utilizada pelo Banco de Portugal, dividindo as empresas da amostra em três subsegmentos, nomeadamente o subsegmento do “Alojamento e Restauração”, o subsegmento dos “Transportes e Logística” e, por último, o subsegmento das “Atividades Recreativas e Culturais”.
Com os seus resultados espera-se a obtenção de outputs essenciais para o planeamento da formação superior do turismo, estimulando a convergência da oferta educativa de acordo com as reais necessidades do mercado, permitindo uma melhor e rápida inclusão dos estudantes no mercado de trabalho bem como o aumento do seu nível de qualificações.
O estudo foi desenvolvido utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação, permitindo a criação desta plataforma digital que pode ser usada de forma integrada por todos os seus participantes, incluir todas as entidades pertencentes à cadeia de valor do setor do turismo, fomentando o vínculos entre empresas, administração pública e atividades de ensino, a fim de alcançar os resultados esperados, nomeadamente a promoção da marca Portugal como destino turístico forte, distinto e qualificado em escala global.

 

EQUIPA E PARCEIROS
• Main Researcher
Vânia Natércia Gonçalves Costa

• Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Abílio da Cunha Vilaça
José Filipe Ferreira de Sousa Pereira
Maria Manuela da Cruz Cunha
Maria Isabel Neves Gonçalves Silva Martins
Oscarina Susana Vilela da Conceição
Membros estudantes de licenciatura e mestrado
António José Vieira Contim Alonso Cerdeiras (IPCA) – membro bolseiro de investigação
Bruno Carlos da Silva Pinheiro (IPCA) – membro bolseiro de investigação
Carlos Manuel Barros Lopes (IPCA)
Tatiana Marisa Esteves Alves (IPCA)

• Instituto Politécnico de Coimbra
Adília Rita Cabral de Carvalho Viana Ramos
Andreia Filipa Antunes Moura
Maria do Rosário Campos Mira
Ana Inês Vizeu Pinto da Cruz – membro bolseiro de investigação

• Turismo do Porto e Norte de Portugal
Paulo Manuel Guerreiro Carrança

• Universidade do Algarve (parceiro)
Cláudia Ribeiro de Almeida

 

AKNOWLEDGMENT
This work was supported by European Investment Funds by FEDER funds through COMPETE 2020 under the project POCI-01-0145-FEDER-023622 and National Funds by Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) under the project SAICT-POL/23622/2016.

 

RESULTADOS
Comparando os resultados das escalas globais obtidas, verificamos que a melhor pontuação média obtida pertence às competências comportamentais (CC), seguidas pelas competências de gestão (CG), as competências transversais (CTR) e, por último, as competências técnicas.
Estes resultados refletem a opinião dos autores consultados na revisão da literatura, nomeadamente que as mudanças globais sentidas nas diversas economias alteraram o comportamento dos consumidores, sendo cada vez mais necessário focar o desenvolvimento das competências comportamentais nos trabalhadores, dado que são estas que permitem uma melhor satisfação das expectativas dos clientes, bem como melhores respostas às necessidades do mercado, dado que permitem melhor adaptação às mudanças que as empresas vivem todos os dias.

Competências comportamentais
No que diz respeito às competências comportamentais, os trabalhadores do setor do turismo Português devem ter competências que lhes permitam uma maior e mais rápida adaptação às mudanças organizacionais, nomeadamente:
i) competências de “cidadania organizacional”, permitindo aos trabalhadores ir além do que é expectável e também comportamentos altruístas que contribuam para a eficácia global e eficiência da organização; bem como
ii) competências de “liderança transformacional”, que lhes permitam ter uma visão orientada para a inovação e mudança, onde, através da motivação e liderança por exemplo, melhorem o desempenho e o comportamento da equipa de trabalho.

Competências técnicas
Em relação às competências técnicas, as mais valorizadas são aquelas que permitem ao trabalhador ter uma visão geral do funcionamento do negócio e contribuir para o aumento da produtividade da empresa, particularmente:
i) competências de “gestão comercial” que permitam um profundo conhecimento do comportamento do mercado além de competências que contribuam para uma gestão eficiente dos recursos e maior satisfação dos clientes;
ii) competências de “animação turística” que permitam melhor responder à evolução do comportamento dos consumidores que buscam cada vez mais experiências únicas, personalizadas e de elevado valor acrescentado;
iii) competências de “ética e deontologia profissional” que possibilitem o desenvolvimento de comportamentos e atitudes positivas em todas as relações profissionais, contribuindo, desta forma, para a criação de um ambiente profissional harmonioso.

Competências de gestão
Em relação às competências de gestão, as mais destacadas pelos empreendedores foram aquelas relacionadas à capacidade de tomar decisões estratégicas, bem como a capacidade de influenciar a equipa para otimizar o desempenho geral da organização, especificamente:
i) competências de “liderança” que permitem influenciar de forma positiva os comportamentos e mentalidades globais da equipa, de forma formal ou informal, para alcançar e perseguir os objetivos comuns da organização;
ii) competências de “gestão estratégica” que possibilitem melhores decisões que levem a uma melhor otimização dos processos e recursos das organizações.

Competências transversais
Relativamente às “competências transversais”, os empresários inquiridos deram uma maior importância aquelas que permitem uma maior e melhor comunicação digital dos seus negócios, especialmente;
i) competências de “E-Business” que permitam a aplicação e criação de sistemas digitais que possibilitem uma melhor gestão, promoção e venda dos produtos ou serviços comercializados pelas empresas além de uma melhor presença e notoriedade da imagem da empresa nos diversos canais digitais existentes;
ii) competências de “línguas estrangeiras” que permitam a correta comunicação oral e escrita em línguas estrangeiras nos principais mercados emissores de turismo para o destino Portugal.

 

METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste projeto baseia-se numa profunda revisão da literatura e numa abordagem quantitativa através da recolha de dados primários e secundários. A revisão de literatura baseou-se em abordar conceitos teóricos como o turismo, a gestão e a qualificação dos recursos humanos, assim como a recolha das competências utilizadas em estudos semelhantes sob diversas perspetivas científicas, tais como: Marketing, Gestão, Turismo e Hotelaria. A análise destes documentos pretendeu analisar e compilar as competências mais utilizadas nos diversos estudos relacionados com o tema do projeto e que serviriam de base para os itens a serem implementados no inquérito por questionário, o que nos permitiu elaborar um primeiro rascunho com 150 competências diferentes, divididas em quatro domínios, a saber:
i) competências comportamentais,
ii) competências técnicas,
iii)) competências de gestão e
iv) competências transversais.
Este documento foi posteriormente revisto por um conjunto de peritos de várias áreas, incluindo a área turística, e após a inclusão de suas sugestões, a versão final foi criada, contendo as mesmas quatro dimensões e 92 competências no total.
A abordagem quantitativa devolveu dados primários, que foram recolhidos através de um no inquérito por questionário implementado online, acessível numa plataforma profissional, e distribuído por email aos empresários nacionais turísticos, cujo principal objetivo era medir, de uma forma geral, as competências mais valorizadas nos trabalhadores do sector do turismo, pelos empresários do turismo.
O instrumento e os dados coletados foram submetidos à análise do conteúdo, bem como a validações de conteúdo, de fiabilidade e do constructo com recurso a um tratamento estatístico digital.